segunda-feira, 20 de junho de 2011

Robôs se tornam melhores que os humanos no bilhar


Robôs criados para disputar jogos com humanos são muitos, principalmente aqueles que sempre vemos, invencíveis no xadrez. Porém, o desafio de jogo foi outro, um pouco mais complexo do que o raciocínio de mover algumas peças e prever possíveis jogadas do seu oponente. Os pesquisadores Thomas Nierhoff, Omiros Kourakos e Sandra Hirche, da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveram um robô cuja finalidade é disputar partidas de bilhar.
Ele foi construído em uma estrutura que possui dois braços, com a possibilidade de mover em sete modos diferentes. Câmeras montadas em volta da mesa analisam as posições das bolas no jogo, enviam essa informação para o robô que irá processar a melhor tacada possível.
As câmeras não auxiliam apenas o robô, e sim os jogadores humanos. Tudo que é processado pode ser exibido em um telão com as informações disponíveis sobre as melhores tacadas a serem feitas.
Esse não é o primeiro robô jogador de bilhar do mercado. Uma empresa chamada Willow Garage, que fica no Vale do Silício, já usou um robô PR2 para o mesmo fim. Será que, um dia, haverá uma competição entre os robôs, assim como já acontece com robôs feitos para lutar um contra o outro? Enquanto isso, só nos resta esperar novidades como essa que sirvam também para o aprendizado dos humanos, ajudando com novas técnicas e olhares nos jogos coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário