quarta-feira, 29 de junho de 2011

Google aposta em mais uma rede social, o Google+


Depois de tentar criar uma rede social com o Buzz e de comprar o Orkut, o Google resolveu apostar mais uma vez em uma rede social que recebe seu próprio nome, o Google+. Se você pensa que o Orkut está oficialmente abandonado, não, não no Brasil, onde ele é extremamente forte.
Segundo comunicado do lançamento do site, ele vai estender os recursos do Google+ para quem usa o Orkut na medida em que eles vão aparecendo, o que pode significar que o Orkut vai se adaptando aos poucos para a nova rede social, que pode ser migrada em um tempo no futuro. Infelizmente o Google adotou a mesma estratégia que fez com o Orkut no começo e com o Gmail, ou seja, apenas usuários convidados poderão entrar neste momento no Google+ e estas pessoas poderão convidar outras pessoas, e por ai vai.
Nesta rede social há três pilares centrais que vão definir a diferença entre esta e outras redes: Círculos, Sparks e Hangouts. Nos círculos você consegue agrupar seus contatos em divisões de contatos, como “melhores amigos”, “da faculdade”, “do trabalho” entre outros, e as informações que você quer compartilhar serão exclusivas para cada círculo. De um modo mais direto, estes grupos de contatos são redes dentro de uma rede social. Lembra muito o conceito de grupos dentro do Orkut.
No caso dos Sparks, o Google pretende unificar seus serviços, como o Youtube e Picasa Web para que eles possam te mostrar assuntos que são relevantes ao seu interesse e depois você consegue compartilhar estes resultados das buscas com seus círculos. Já o Hangouts funciona como uma espécie de Chatroulette, só que apenas com seus contatos. É como sair por ai e trombar com alguém para conversar. As conversas acontecem em vídeo e podem ser entre mais de dois contatos seus.
Outra possibilidade é da integração com celulares, onde você poderá controlar seu perfil direto da rua, algo que o Orkut falhou em trazer. É como acontece com o Facebook, onde você publica uma foto em uma pasta específica para celulares e isso vai para o seu mural. Se você é um sortudo que recebeu o convite e tem um Android,  já há um aplicativo para estes fins disponível no Android Market, de graça. A versão para iOS deve chegar em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário