quarta-feira, 22 de junho de 2011

Assuma total controle de um desktop à distância usando outro computador, seu Android ou seu iPhone

A necessidade de acessar remotamente uma máquina surge pelos mais variados motivos. Seja para visualizar um arquivo ou e-mail, seja para realizar algum procedimento de manutenção, há situações em que gostaríamos de fazer algo em um computador que está distante. Melhor seria se pudéssemos, à distância, ter total acesso à maquina, como se estivéssemos na frente dele.
Mas o que a parte dos usuários não sabe é que isso e possível e de várias maneiras, sendo a mais prática delas o uso do Team Viewer.
Uma grande vantagem do Team Viewer sobre as outras soluções é o fato de ela ser totalmente multi-plataforma, e possibilitar a configuração de uma conta que poderá centralizar, num só lugar, o seu acesso a diversas máquinas. Ademais, essas máquinas poderão ser acessadas remotamente sem que elas possuam IPs externos válidos. Em condições normais, não há necessidade, sequer, de alterar o firewall, configurações de port forwarding ou qualquer coisa do tipo.
Uma vez instalado o software na primeira máquina, seja ela Mac ou PC, rodando Windows ou Linux, você poderá criar uma conta no sistema. Com ela criada, você poderá utilizá-la para conectar diversas máquinas, bastando fazer login através das configurações do aplicativo.
Apenas siga os passos desse tutorial em quantas máquinas desejar ter acesso remoto.
Nos computadores
Passo 1. Baixe Team Viewer - para Windows, Linux ou Mac – e instale na máquina que desejar incluir na sua conta do sistema. O primeiro passo da instalação oferecerá as opções “Install” ou “Run”, pois o programa pode ser usado até mesmo sem instalação. Para seguir a linha desse tutorial, você deverá escolher “Install”. Não é necessário marcar “Show advanced settings” a não ser que você conheça bem o software e queira fazer uso de configurações avançadas. Clique em “Next”.
Passo 2. Escolha o ambiente de utilização, lembrando que apenas a opção de uso não comercial é gratuita. Clique em “Next”.
Passo 3. Aceite os termos da licença e clique em “Next”.
Passo 4. Esse é importante: aqui você deverá escolher se a máquina onde está instalando o Team Viewer deverá ser acessada remotamente ou se ela será usada apenas para acessar outras máquinas. Caso deseje ter o controle remoto da máquina onde está fazendo a instalação, conforme se recomenda para seguir esse tutorial, selecione “Yes” e clique em “Next”.


Passo 5. Após decorrido o processo de instalação, será iniciada a configuração do Team Viewer. A primeira tela mostrará apenas um texto sobre o processo e você deverá clicar em “Next” para efetivamente começar a configurar o software. Logo na segunda tela você deverá dar um nome ao computador e escolher uma senha, que deve ser repetida para confirmação antes de clicar em “Next”.
Passo 6. Agora você estará na etapa que permite criar uma “Team Viewer Account”. Ela não é obrigatória, mas altamente recomendável porque facilita criar uma rede que deixa todas as máquinas que você pretende administrar, facilitando o acesso a qualquer uma delas, a qualquer momento, mesmo que não haja, diante do computador, alguém para autorizar esse controle. Crie a sua conta, ou faça login na que já possui, selecione a opção “Sign me in automatically” e clique em “Next” para concluir a configuração.
Seguidos esses passos, o Team Viewer estará instalado naquela máquina, fazendo parte da rede criada com a sua conta. Caso você deseje criar uma rede de máquinas a serem acessadas remotamente, todas elas devem ser vinculadas a essa mesma conta durante o processo de configuração. Ao abrir o Team Viewer em qualquer dessas máquinas, ele exibirá a lista das demais como "Meus Parceiros" e, se você tiver seguido os passos aqui descritos, bastará um clique duplo sobre o nome de uma delas para que você assuma o controle.









Indo além, o Team Viewer permite ainda usar um Android ou iOS (iPhone ou iPad) para visualizar e interagir com a área de trabalho dos computadores diretamente da tela desses dispositivos. O app não está no Android Market e, caso queira instalá-lo, você deverá ir com o navegador do smartphone ou do tablet até a nossa área de download e movê-la para o smartphone. Aprenda como instalar aplicativos fora do Android Market clicando aqui. Feita a instalação, siga os seguintes passos, que serão idênticos tanto no Android quando no iPhone/iPad.
Para baixar a versão para iPhone, clique aqui. Para acessar a versão para Android, clique aqui.
Passo 7. Observe a barra de opções na parte inferior da tela. Para entrar na rede criada pela sua conta do Team Viewer, possibilitando acesso mais fácil às demais máquinas, você deverá usar a opção “Partner list”, inserir o nome de usuário e a senha da sua conta, e tocar em “Sign in”.
Um detalhe importante é que essas informações de login a serem usadas para acessar a "partner list" são sempre as da conta, e não as de uma das máquinas individualmente.
Passo 8. Uma vez conectado à conta, será exibida a mesma lista de desktops disponíveis e você poderá, então, acessar e interagir com a área de trabalho de qualquer um deles diretamente da tela do seu smartphone ou tablet. É possível usar remotamente funções de teclado e de mouse, de maneira que o controle da máquina pode ser total.
Existem outras opções para assumir remotamente o controle de um desktop, assim como existem também outras maneiras de usar o Team Viewer. O procedimento aqui descrito é o que uso no cotidiano e o que considero mais prático. Se você possui o seu próprio método, fique à vontade para falar dele nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário