quarta-feira, 29 de junho de 2011

Evite filas: Use o banco no seu celular


TechTudo colocou à prova os serviços de Mobile Banking dos seis maiores bancos do Brasil, para mostrar a você quais soluções podem te livrar das filas nas agências e dos juros por pagamentos atrasados - usando, para isso, apenas o seu celular.
Nos nossos testes, notamos que alguns bancos oferecem soluções bem modernas, como o uso da câmera do celular para escanear o código de barras de suas contas e boletos, e o uso do GPS para localizar agências e caixas eletrônicos por perto.
Se você ainda tem suas desconfianças quanto a realização de transações bancárias pelo celular, saiba que hoje em dia ela é totalmente segura, pois todas as informações são automaticamente codificadas (criptografadas) no seu aparelho e somente são abertas nos sistemas do banco.
A operadora não tem acesso a estas informações, e nenhuma informação que você tenha digitado será armazenado no chip ou cartão de memória - até porque, toda vez que você tiver que acessar o banco, terá que digitar seus dados novamente. Sendo assim, não há risco de outras pessoas acessarem sua conta, mesmo se o seu telefone for roubado ou você o tiver perdido.
Então vamos ao que interessa? Confira abaixo o índice de soluções para celulares que cada banco oferece. Basta clicar no nome do seu banco para descobrir quais recursos ele oferece.
 BancoVersõesPrós e contras
caixa (Foto: techtudo)wap (Foto: techtudo)+ É possível ver também os resultados da Loteria, o saldo do FGTS, e consultar um simulador de financiamento habitacional.

- Modelo básico do site possui apenas opções de consulta à conta, sem pagamentos.
bb (Foto: techtudo)iOS (Foto: Divulgação)Android (Foto: Logo)wap (Foto: techtudo)+ Não é necessário fazer processos adicionais - basta usar os dados do Internet Banking. Usa a câmera como leitor de código de barras e localiza caixas e agências próximos usando o GPS.

- Versão para iPad parece ser apenas um site.
itau (Foto: techtudo)iOS (Foto: Divulgação)Android (Foto: Logo)BlackBerry (Foto: Divulgação)wap (Foto: techtudo)+ Aplicativos para as melhores plataformas, com uso da câmera como leitor de código de barras, e localização de caixas e agências próximos usando o GPS.

- Excesso de senhas (positivo para a segurança, mas atrapalha o uso).
bradesco (Foto: techtudo)iOS (Foto: Divulgação)Android (Foto: Logo)wap (Foto: techtudo)+ Solução mais completa, com acesso a praticamente todos os serviços, uso da câmera como leitor de código de barra e localização de caixas e agências próximos usando o GPS.

- Chave de Segurança habilita o acesso para apenas um telefone de cada vez.
santander (Foto: techtudo)wap (Foto: techtudo)+ Solução simplificada para quem já usa oInternet Banking.

- Não funciona em smartphones Android e iOS, já que não há aplicativos e o WAP apresenta problemas.
hsbc (Foto: techtudo)android (Foto: techtudo)+ Além do cadastro fácil, oferece aplicativo em Java, que é compatível com diversos modelos de celulares.

- Sem solução para o iPhone, e os apps precisam ser baixados fora das lojas oficiai
Para aumentar a segurança durante o acesso via celular, certifique-se de que não tenha nenhum xereta tentando ver suas informações bancárias, já que os celulares geralmente exibem os últimos caracteres, antes de 'transformá-los' em asteriscos.
Outro cuidado necessário é que os usuários de smartphones devem evitar a instalação de aplicativos e arquivos 'desconhecidos', já que o número de vírus e malwares nas plataformas mobile tem crescido cada vez mais. O que você pode fazer para se proteger é evitar a instalação de aplicativos fora das lojas oficiais - e mesmo assim, alguns apps disponíveis nessas lojas também podem estar contaminados. A maior parte deles vêm embutido em soluções com objetivos maliciosos, como os que adicionam funções que o seu smartphone não possui de fábrica, ou os que 'desbloqueiam' aplicativos.
Tenha o mesmo cuidado dos caixas eletrônicos: sua senha também pode ser vista no celular (Foto: Allan Melo/TechTudo)Tenha o mesmo cuidado dos caixas eletrônicos:
sua senha também pode ser vista no celular (Foto:
Allan Melo/TechTudo)
Internet WAP: Por que não é preciso ter um smartphone para acessar seu banco
Para quem não sabe, "Internet WAP" é basicamente a Internet para celulares (assim como o "HTTP" é para desktops). Quando um banco oferece uma versão do seu site em WAP quer dizer que ela pode ser acessada em qualquer celular; até porque esta tecnologia já é suportada desde os tempos do StarTac e do Nokia preto e branco com o jogo da cobrinha (e sim, você pode sim acessar seu banco por eles).
Outra coisa que precisa ser esclarecida é que os bancos não costumam cobrar pelo acesso via Internet ou via celular, mas você precisará pagar pelo acesso à Internet fornecido pela sua operadora. Como os preços já estão relativamente baixos, com ofertas mensais de R$10 ou diárias a R$0,50, já é possível considerá-la como opção. Afinal, os juros podem ser mais altos que esta tarifa, e você poderá aproveitar o tempo não gasto na fila fazendo algo mais produtivo.
Alternativas para controlar a sua conta bancária
Caso o seu banco não possua um sistema que possa atender as suas necessidades, existem outras alternativas para você evitar as filas de banco. Uma delas é utilizar o PayPal, um dos sistemas de pagamento via Internet mais usados e seguros do mundo. Através dele, os usuários de smartphones podem realizar transferências bancárias e receber pagamentos usando, para isso, o seu cartão de crédito. Há versões para iPhonepara Android, ou para BlackBerry.
Outra solução é utilizar aplicativos de controle financeiro, atualizando-os conforme os seus rendimentos e gastos, e frequentemente conferindo os valores com o seu extrato bancário. Aplicativos como o Minhas despesas ou o Money Care no iPhone; o EasyMoney ou oPageonce no Android; e o Pageonce ou o BlackBerry Wallet no BlackBerry, fazem bem esta tarefa.
Há também alguns apps que podem transformar o seu smartphone em leitor de código de barras, eliminando a tarefa de ter que digitar o número dos seus boletos quando pagá-los via Internet Banking. O PagBoleto, para iPhone, e o CIGAM Boletos (iPhone / Android) e oiBoleto, no Android, são algumas das soluções mais usadas para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário