quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conheça os detalhes do Google+

Ontem o Google resolveu liberar um lote de convites para que as pessoas que já haviam sido convidadas, pudessem convidar outras pessoas e fazer o pequeno, e seleto, Google+ um pouco maior. Eu fui um dos que recebeu o convite, que veio do amigo Felipe Ventura, que escreve pro Gizmodo. Então comecei a fuçar esta nova rede social pela madrugada e vi o trabalho de design que o ex-Apple e grande cabeça responsável pelo Macintosh, Andy Hertzfeld, fez com o pessoal do Google. É lindo.
O Google+ está com o mesmo visual clean que agora reina em quase todos os produtos do Google, seja ele o Google Search, Agenda, Gmail ou Google Maps. Uma coisa que me assustou, mas nem tanto, foi que quando entrei lá pela primeira vez para preencher o perfil, a maioria das informações sobre mim estava lá, o que reforça a sensação que o Google sabe exatamente tudo sobre você. E parece que com esta rede social o Google quer saber ainda mais sobre a sua vida. O que não é exclusividade dele, correto?
Se você usa ou já usou o Picasa, as suas fotos estarão lá no seu perfil do Google+. Esta é uma forma de reviver o serviço ou até de trazer boas (ou nem tanto) lembranças. No meu caso a coisa foi pro lado positivo, pois desde 2009 eu não uso o Picasa, as fotos são antigas, ao menos pra mim. Uma integração que faltou foi com o Youtube, também do Google. Os vídeos que você coloca não são do Youtube, como acontece com o Orkut.
Alguns pontos do Google+ me lembraram o Facebook, como o Stream que é uma espécie de mural do Facebook onde ficam as atualizações e coisas que seus amigos fizeram. Uma mudança no Google+ é que ele finalmente retira o nome “amigo” que os contatos recebem em todas as redes sociais, seus “amigos” são contatos e não mais amigos! Eu sei que parece coisa de velho, mas lembro quando alguns familiares meus diziam quando eu era bem mais novo: “Amigos você conta nos dedos de uma mão, o restante são colegas ou contatos”.
Os seus contatos ficam armazenados, ou não, em Círculos. Estes círculos são a mesma coisa que você tinha com os grupos de amigos no Orkut ou com as listas do Facebook. Dá pra compartilhar informações somente com estas pessoas e o resto dos seus contatos não fica sabendo. Ao contrário do que fazia o Orkut e o que faz o Facebook, você encontra uma lista de seus contatos e vai arrastando eles pra dentro dos círculos, simples assim. Claro que você pouco usará os Círculos, mas eles podem ser úteis para convidar algumas pessoas para uma festa ou pra falar mal do chefe.
O sistema de notificações lembra o do Facebook, só que melhorado. Nele você vê qual é a novidade e se for um comentário em uma publicação sua, você consegue responder direto da tela de notificação quando clica. Ele não faz como o Facebook que joga você para a tela da conversa. Uma vantagem pra quem usa muitos serviços do Google, é que esta parte de notificações aparece em tudo do Google. Aparece junto da conta quando você entra no Gmail, quando está no Google Maps, Google Docs, Google Search e por aí vai. A coisa é bem pensada por isso mesmo, já que muita gente vive com o Google aberto ou trabalha no Google Docs.
Uma novidade extremamente bacana fica no lado do Hangout, que é uma espécie de chatroulette com seus círculos. Você abre a janela do hangout e vai recebendo as pessoas do seu círculo com a webcam ligada, daí vira uma conversa em grupo extremamente criativa. O +1 do Google está no Google+ e funciona como um “Like” do Facebook, da mesma maneira.
A versão móvel para Android eu não pude testar ainda, mas no caso do iPhone você pode publicar algo na rede, acessar o seu Stream, e todo o restante da rede. Tudo com cara móvel e muito além do que o Orkut tentou fazer. Enfim, a coisa parece uma evolução gigantesca do que tivemos no Orkut, já que o layout é extremamente limpo e muito mais belo do que o Facebook e Orkut, juntos. Principalmente pela ausência de anúncios, por enquanto né? Parece que o Google finalmente acertou em uma empreitada nas redes sociais, já que errou no Buzz, Wave e Orkut.
ansioso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário