terça-feira, 6 de março de 2012

"Google Play", a nova loja de mídias e aplicativos do Google


Google anunciou nesta terça-feira (6) o fim da marca "Android Market". De agora em diante, sua loja de aplicativos e mídias da empresa se chamará "Google Play". Assim como o nome, haverá também um reposicionamento sobre os produtos vendidos na loja, bem como algumas mudanças visuais.
Google Play (Foto: Logo)Google Play (Foto: Logo)
Android Market sofreu algumas grandes mudanças de um ano pra cá. Quando começou - e até pouco tempo atrás ainda era assim - vendia apenas aplicativos para o sistema operacional móvel Android. Após o lançamento do Android 3.0, começou também a ofertar e-books, música e vídeos. Com o crescimento da marca, os executivos do Google começaram a achar que o nome "Android Market" estava restringindo suas pretensões e expectativas sobre o futuro do produto, 'estragando' a oferta que eles realmente desejam entregar aos seus usuários. Por isso, a partir de hoje (6/3) todos os serviços de mídias digitais e aplicativos do Google foram renomeadas e agregadas a uma única - e nova - marca: "Google Play".
O nome, cujo registro havia sido detectado por outras mídias anteriormente, estava cotado para ser usado no suposto novo tablet da empresa, com a mesma proposta da linha Nexus de smartphones Android.
A página principal da nova loja de mídias do Google (Foto: Reprodução)A página principal da nova loja de mídias do Google (Foto: Reprodução)
O Google investiu tempo e recursos para transformar o Android Market em um hub de mídias digitais multiplataforma. O problema é que o "Android" de seu nome fazia o público geral acreditar que para alugar filmes, comprar músicas ou folhear e-books era necessário possuir um dispositivo Android. Por isso a ideia acabou não tendo uma boa adesão. Com a mudança para o nome Google Play, a empresa passará a exaltar que existem diversos meios de se acessar esse conteúdo. As músicas, os vídeos e os livros são armazenados na nuvem do Google, e podem ser acessadas pelo próprio navegador.
Para ver o novo Google Play, basta acessar https://play.google.com/.
Mudanças visuais, novos nomes, novos jeitos de se consumir
O novo nome, como era de se esperar, também trará algumas mudanças 'cosméticas', dando mais ênfase ao consumo de mídias pelo computador. Para começar, o site do Android Market foi melhorado para dar mais exposição às outras mídias que o Google oferece.
Além disso, com a unificação do Google Play a 'antiga' loja do Google Music foi integrada ao serviço. A nuvem, onde são guardados seus arquivos de música não comprados no sistema, ainda estará acessível, mas será usada também para guardar informações sobre suas compras na loja - antes restrita às músicas (e agora válida também aos vídeos e e-books, e quaisquer outras mídias que eventualmente eles passem a vender).
Outro detalhe sobre essa nuvem é que todas as músicas guardadas no Google Play estarão disponíveis não somente nos telefones e tablets com Android, mas também no computador. Como no Google Music, o serviço não sincronizará nada com os seus dispositivos. Tudo será acessado via streaming. Entretanto, caso você queira acessar as músicas sem usar a rede (offline), basta marcar seus favoritos. Somente assim ele fará uma 'sincronização', guardando os arquivos para que você os acesse em qualquer lugar posteriormente.
Falando ainda dos celulares e tablets Android, o ícone e o aplicativo Android Market ganhará o novo nome, "Google Play". Dentro, o catálogo de livros, filmes e canções também terá uma nova roupagem, com mais ênfase às mídias. E para não cair em confusão com o aplicativo dede músicas oficial do sistema, o player será renomeado para "Google Music Play". As atualizações já estão sendo feitas, e devem aparecer nos dispositivos com Android ao longo da semana.

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