quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pendrive Bootavel

Para transformar seu pendrive/Hd externo em um disco de boot não é tão difícil, com alguns cliques e o Yumi USB Boot [Download] você terá os discos de sistemas operacionais partindo direto do pendrive ou do HD externo, siga o passo a passo, que ví lá no Professor Akira.



Antes de mais nada, vamos instalar o Yumi… ops, nem precisa, ele executa direto. Então de dois cliques na executável do Yumi;
Clique em I Agree para aceitar as condições do programa.
No menu drop down, escolha a letra do seu pendrive/HD externo e marque a caixa Format F:\ Drive (Erease Content)? (Lembre-se que para isso você deve ter feito backup dos seus dados já que o pendrive serão apagados)
Escolha na lista o software que você deseja inserir no pendrive bootável. Se ele não estiver na lista, escolha a opçãoTry Unlisted ISO. Lembre-se que essa opção pode nem sempre funcionar (dos que fiz, todos funcionaram)
Dependendo da opção escolhida, é possível marcar a caixa Download the ISO para baixar a imagem do programa.
Clique em Browse, aponte para o seu ISO e clique em Abrir.
Nessa tela o Yumi dá uma descrição de tudo que será feito e salienta que se tenha a certeza da letra do pendrive. Clique em Sim.
O Yumi começa a processar o programa bootável. Basta esperar.
Depois de processar os arquivos, o Yumi copia o ISO para o lugar correto. Espere.
Terminado o processo, o Yumi pergunta se queremos inserir outros programas, clique em Sim e volte a repetir os passos de inserção de ISOs, (apenas não marcando a caixa de formatação)  caso contrário clique em Não e logo em seguida em Close e pronto, seu pendrive está criado. Basta configurar o PC para bootar pelo USB.
Ah, é possível adcionar outros boots a qualquer momento se a necessidade de reformatar o pendrive.
DICA
Para inserir o Hiren’s BootCD em qualquer de suas versões, é preciso zipá-lo antes (é o único programa que nãoé inserido como ISO.
Se for manter uma instalação do Ubuntu e do Windows 7, é preciso renomear a pasta Source da raiz do pendrive para SourceWIN quando se for bootar pelo Ubuntu e novamente para Source quando se for bootar pelo Windows 7.

Um comentário: